BRINCOS DE TURQUESAA turquesa é uma pedra opaca que tem coloração entre verde e azul, dependendo de sua origem. De qualquer maneira ela tem um tom lindo quente e cheio de vida.  A palavra “turquesa” significa “pedra turca” e era considerada pedra de sorte por esse povo.  Muita gente diz que esse nome foi dado mundialmente por que os franceses acreditavam ser uma gema proveniente da Turquia.

Não é uma pedra que éBROCHE TURQUESAencontrada na Turquia mas seus comerciantes muito provavelmente foram os responsáveis por difundir essa maravilhosa gema na Europa. Antes de ser considerada um amuleto na Europa e em todo mundo, a turquesa era considerada uma pedra sagrada pelos orientais e pelos astecas.
Os astecas não limitavam seu uso em objetos de proteção, usavam em armas e escudos também. Há mais de 2000 anos os astecas, incas e apaches já respeitavam a gema e a tratavam como gema sagrada.
Foi uma das primeiras gemas a ser realmente manipulada e estou falando de 6000 anos antes de Cristo. Isso se deve a facilidade de exploração do mineral não necessitando de maquinário para retirá-la.
A demora para as pessoas se renderem a essa pedra foi devida a forte influencia da igreja católica. No século XIV essa pedra passou a ser usada em joalheria quando a influência da igreja finalmente chegou ao fim.
Napoleão  presenteou Marie Louise no seu casamento com uma coroa de brilhantes e pelo que dizem esmeraldas. Essa coroa foi reformada por Van Cleef and Arpels e recebeu lindíssimas gemas de turquesa iranianas. ValeuAna Passos pela foto da coroa!
Coroa-Turquesas--300x214
Nos países orientais acredita-se que a turquesa protege de influencias negativas e que mudava de cor de acordo com o estado de saúde da pessoa que possuía. Não estamos aqui para falar de propriedades medicinais nem de milagres que as pedras são capazes de fazer, e sim de sua beleza. Mas, devemos a essa crença o motivo da turquesa ser hoje uma das pedras mais conhecidas e procuradas por pessoas em todo mundo.
pedras soltas de turquesa

Na Pérsia a turquesa era muito utilizada em objetos de decoração incluindo a parte externa de edifícios, mas não era de se estranhar, com uma cor vibrante, a turquesa alegra qualquer ambiente.
Não podemos nos esquecer também dos egípcios que valorizavam bastante essa pedra, quem é que nunca teve um escaravelho de turquesa vindo de lá?
Mas, no final das contas, de onde vem a Turquesa?
O Irã é o país que produz as melhores turquesas do Mundo, além deles o Afeganistão, México, China e estados Unidos são responsáveis pela produção mundial dessa beleza!
BRINCOS DE TURQUESA 1

O grande problema é que atualmente, com a tecnologia, a turquesa tem sido desvalorizada com os tratamentos que recebe para potencializar sua cor, com suas imitações e sintéticos que têm sido esparramados no mercado.
A turquesa é uma cor  tão rica que até batizou uma matiz!  Hoje a pedra inspira roupas, acessórios, mobiliário  e muitos outros elementos que temos ao nosso redor com sua cor luminosa.
E existem combinações inspiradoras. Turquesa e coral é lindo, turquesa com pérolas então nem se fale. Essa pedra cai bem tanto com ouro quanto com prata e não importa se o design é rústico, contemporâneo ou ultra moderno.
No período art Nouveau usou-se demais essa cor, muito provavelmente por influência egípcia e americana.
E assim ela vai se reinventando em criações de artistas que atravessam o tempo mas nunca se deixaram desencantar por sua beleza. É uma das gemas mais vibrantes que conheço e sem duvida é muito importante nesse nosso universo joalheiro!
EU ADORO ESSA PEDRA!!

Fonte:Fjoias