cera usada para modelagem

Essa é uma das atividades que mais gosto no nosso ramo, com ela podemos ser artistas de verdade e de artista e louco todo mundo tem um pouco, por isso aqui vai a materia sobre modelagem em cera!
Para criar uma obra prima em joalheria você pode contar com alguns recursos muito interessantes. Existem criações que levam muito mais trabalho do que se imagina e existem pedras principalmente brutas que para ser colocadas numa jóia precisam ter um contato perfeito com o metal. Para isso existem técincas como a que vou falar agora.


folhas de cera


A modelagem em cera é um recurso antigo e eficaz em joalheria. Ela serve para fazer tirar modelos de peças que precisem de ajuste perfeito e também para se repetir no futuro com a mesma precisão, anéis, colares, brincos e pulseiras. Muitas vezes vocẽ compra um lote de pedras e precisa que eles tenham encaixe perfeito. Certamente essa técnica pode lhe ajudar e muito.


modelando anel

Mas como ela funciona? Vamos ver um pouco desse universo que é mega artístico!
A cera é um material incrível. Ela é ideal para trabalhos complexos e que auxilia a exetucar o que a “mão livre” seria quase impossível de realizar. Você pode começar seu projeto através de um fio de cera, um tubo ou folhas ( as mais comuns).


preparando anel de cera para modelar

Seus protótipos conseguem ser altamente detalhados e polido. A cera é um material muito tolerante e isso traz muitas vantagens.
Se você errar ou colocar um detalhe que não gosta ou exagerar na hora de remover o material você não perde a peça, é só acrescentar mais material e voltar ao trabalho. Na cera lacunas poder ser preenchidas com perfeição basta usar um pouco do mesmo material derretido!



ferramentas para modelagem

A parte mais gostosa do trabalho é a de esculpir de verade. Com ferramentas, como em marcenaria, você vai traçando, cavocando e tirando excessos até que sua peça de cera comece a ter forma e ter cara do objeto que você quer transformar! É uma parte muito prazeirosa do trabalho. Na hora de fazer isso acontece do artista ficar em pânico como acontece em qualquer processo de criação em arte.


ferramenta modelando anel de cera

Muitas vezes linhas e curvas não ficam exatamente do jeito que você está esperando e você sente que não vai dar. Aí você precisa respirar e insistir. Como meu amado mestre de artes Cariello fala ( aquele que me ensinou a desenhar e ver graça nas cores – beijo querido!) você não pode se desesperar, a arte acontece e no final fica lindo!

minha primeira modelagem em cera

A vantagem da era nesse caso é a de garantir que é praticamente impossível se perder o trabalho por inteiro.
Com o tempo e a prática com o material, essa fase de incerteza diminui, e você fica quase 100% seguro toda vez que vai lidar com o material. Não adianta, a habilidade vem com a prática e ponto.

anel de turquesa modelado em cera

Muitos designers pulam as primeiras fases e já vão direto para a cera. As fases de criação de layout podem ser substituidas por criações mais livres e sem pretensão que acabam virando obras primas. No final das contas é como brincar de massinha no colégio ( lógicamente que não estou falando aqui que é um processo fácil e sem técnica) minha comparação tem muito mais a ver com o espírito. Como todo processo artistico de criação, o da modelagem em cera precisa ser livre. E quando estamos modelando massinha no colégio, não temos muita pretensão. Esse é o pulo do gato. Deixar os estintos livres.

anel turquesa pronto
É um belo exercício para os que são mais técnicos.
A linha de lay out que você traça na peça no começo, antes de começar a esculpir é muito importante. Tem que ter cuidado para não perder a marcação muito no começo. Se isso acontecer e você estiver projetando um anel muito simétrico por exemplo, você pode ter problema no final do trabalho.
Existe um elemento externo que é muito importante para que o trabalho dê certo! como em tudo, na verdade. Uma boa iluminação pode fazer milagres e evitar que sombras dificultem sua compreensão ao ver o bloco de cera. Cabe a você ajustar esta luz quanto necessário para mostrar os destaques e sombras sobre a superfície da cera.

anel em cera

Outro “truque” que usam bastante é pintar com marcador ou tinta permanente, durante o processo a cera para apontar o que deve ser desbastado durante a execussão do trabalho. Muitas vezes essa “tinta” realça linhas e lugares e facilita muito o trabalho. Quando tiver terminado de escultura, a pintura pode ser removido facilmente com água.
A “raspagem” é feita com brocas e fresas, temos que lembrar que a cera tem pouca resistência e que todo tipo de ferramente tem que ser usada com muita delicadeza. Cera pode rachar, por isso todo cuidado é pouco. Mas, se rachar o que fazer?

modelos montados em cima de cera

Ela derrete em 240° F/116 ° C e é bastante viscosa. Ou seja, para ficar liquida e ser capaz de restaurar os erros, ela precisa estar quente de verdade e queima muito!!! Na minha primeira experiência com cera saí com a mão toda queimada! Lembrem-se que é preciso tomar muito cuidado!
Depois de reparada a peça, leva mais de 24 horas para endurecer de verdade. Por isso, vale a pena tomar cuidado e tentar não danificar o seutrabalho! Eu sou atacada de carteirinha e demorar 24 horas para continuar meu trabalho é pior que castigo!
Pra quem não experimentou, vale a pena, mesmo que por diversão, tomando os devidos cuidados é uma técnica muito divertida!
Parabéns aos profissionais do ramo que fazem esse trabalho! Vocês são verdadeiros artístas e trazem graça e encanto ao nosso setor!
Arte é tudo de bom!

Fonte:Fjoias