terça-feira, 3 de agosto de 2010

LUXO OU EXAGERO????

A joalheria faz parte, ou melhor, está nas raízes do universo do Luxo. Este segmento de mercado tão sedutor e fascinante foi reconhecido como um setor econômico, apenas recentemente, na década de 1980, com a industrialização e democratização do Luxo. Este mundo, que era exclusivo da realeza e da nobreza, foi estendido à burguesia endinheirada após a Revolução Industrial. Hoje, o luxo é para todos. Todos aqueles que puderem pagar seu preço, é claro! As empresas lançam produtos cada vez mais caros, de ouro e pedras preciosas, como vimos a notícia do notebook de ouro e diamantes. Para quem faz parte do setor joalheiro parece ótimo, mas onde está o limite entre o Luxo e o Exagero ? Aliás, este limite existe?

A marca de lingerie Victoria Secret, juntamente com a joalheria Mouawad, acaba de lançar um conjunto de calcinha e soutien de 4,5 milhões de dólares. O “Fantasy Bra”, resultado desta parceria que acontece desde 2003, é apresentado a cada ano por uma das super models da empresa, despertando desejos em homens e mulheres. Em 2004, Tyra Banks apresentou o soutien Heavenly "70" Fantasy Bra (Soutien Fantasia “70” Celestial), nomeado em função da gota de diamante de 70 quilates do centro da peça. A gota, envolvida por asas de pavê com 2900 diamantes, faz alusão às asas usadas pelas modelos “anjos” nos desfiles da marca. O soutien, de ouro branco e diamantes, tem o preço de venda estimado em 10 milhões de dólares! Para que nenhum anjo ficasse sem asas, a Victoria Secret comercializou um pingente de asa em ouro branco, similar à peça de centro do soutien, por 798 dólares, num exemplo perfeito da dupla “luxo e marketing”.

Em 2005, foi a vez da nossa super top Gisele Bunchen apresentar o Fantasy Bra, dedesign floral e delicado, fabricado em ouro branco rubis e diamantes. No centro, um diamante gota de 101 quilates chamava a atenção. Mais uma vez, um pingente baseado no soutien foi comercializado. No lançamento de 2007, o conjunto foi “expandido” e vem acompanhado de calcinha, bracelete, enfeite para o cabelo e liga. O conjunto cravejado de diamantes, rubis, safiras amarelas e esmeraldas foi apresentado pela modelo Selita Ebanks. Precisar, não precisa, mas que mulher não iria querer uma lingerie destas?

Mas, se engana quem pensa que estas são as roupas intimas mais caras do mundo. Este lugar é (por enquanto) do biquini da parceria Lycra e Ashley Paige. O biquini, visto por muitos mais como uma lingerie, foi criado pela designerSusan Rosen e tem um total de 150 quilates de diamantes. A peça foi totalmente confeccionada em metal e diamantes, contendo 01 gota de 51 quilates, 30 diamantes, em lapidação esmeralda, com 30 quilates, além de outros redondos e gotas menores. O preço? 30 milhões de dólares. Muito caro até para milionários. O conjunto é extremamente sexy, mas, se é usável, já é outra história...

No desfile do Bunka Fashion College, em Tóquio, moedas de ouro austríacas foram usadas para decorar as roupas, criando um efeito de luxo medieval. 1500 delas foram usadas em um vestido e duas jaquetas. As jaquetas, lindíssimas, que pesam 21kg cada, têm um ar contemporâneo com visível inspiração no passado, mas já o vestido, de 10 kg, parece que saiu de algum baú perdido no tempo. Se algum dia forem vendidos, o vestido custará cerca de 233 mil dólares e as jaquetas 574 mil dólares cada uma. Antes de comprar é bom fazer uma preparação física para carregar o peso da roupa!

Sim, precisamos ousar para quebrar parâmetros e paradigmas. O luxo, HOJE, é livre, sem as obrigações do passado; ele está mais para forma de expressão de uma imagem pessoal do que para uma imagem de classe. Vivemos um momento no qual os “plebeus” podem se permitir “se dar ao luxo”. Mesmo que não possamos viver num luxo constante, poder “se dar ao luxo” de vez em quando faz uma grande diferença em nossas vidas. Mas, a ousadia e o luxo nas criações andam se confundindo com uma corrida pelo pódio do mais caro do mundo. Isto é luxo? Ou exagero?

Fonte:JoiaBR-Adriana Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário