sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CITRINO..A PEDRA COR DE OURO!!!

Muitas pessoas devem conhecer e amar essa pedra sob o nome topázio amarelo , embora na realidade ele tem muito pouco em comum com o topázio imperial, com exceção de algumas nuances de cor. Assim, a história do citrino está intimamente ligada com a do topázio. No entanto, o citrino é um membro da família do quartzo
O nome é derivado da cor ( o amarelo do limão ) ,de cor amarelada ou marrom claro brilhante e avermelhado. Como todos os quartzos de cristal, o citrino tem uma dureza de 7 na escala de Mohs e é, portanto, bem resistente a riscos.
Entre as pedras amarelas do mundo das jóias, temos diamantes ou safiras amarelas porem esses serão caros, ou às vezes uma turmalina ou crisoberilo, um berilo dourado ou um topázio imperial, o que vamos falar mais tarde. No entanto, a cor acetrinada cumpre todos os desejos, de amarelo-limão ao marrom avermelhado, sem custar tanto.
O citrino não é sempre encontrado na cor amarela, a  gema também pode ter a cor alcançada através de   processo em que alguns tipos de ametistas e quartzos fume podem sofrer tratamento térmico a temperaturas entre 470 e 560 graus, o qual tem que ser realizado com muito cuidado e requer uma grande dose de experiência. A sua aplicação tornou-se tão comum que, obviamente, a maioria das pedras hoje estão disponíveis no comércio são, na realidade ametistas queimadas ou quartzo fume queimado. Somente um especialista treinado pode reconhecer os sinais de tratamento térmico.
CURIOSIDADES
O enorme e magnífico citrino da coroa Portuguesa, O  diamante Bragança, foi por muito tempo tido como um diamante.
O Diamante Bragança, que se pensava ser um diamante, mas descobriu-se ser um cristal de citrino gigante foi descoberta em Minas Gerais, no Brasil, no século 18, e em conformidade com o decreto real daquele tempo, foi encaminhado para o Governador da casa Colonial no Rio de Janeiro, de onde foi enviado para Lisboa, capital de Portugal. A pedra enorme, finalmente entrou no palácio real da rainha Maria Isabel, depois que seu filho D. João VI foi nomeado como regente em 1797.O diamante Bragança parece ter o seu nome do nome da dinastia reinante de Portugal, a Casa de Bragança.

Fonte:Fjoias

Nenhum comentário:

Postar um comentário