quinta-feira, 5 de maio de 2011

TÉCNICAS QUE COMEÇARAM COM OS BEDUÍNOS!!!

beduína jóias

Olá pessoal,vamos falar de jóias beduínas?!
Hoje vou falar de técnicas que são envolvidas na confecção das ecas. Aproveitem o post que é uma verdadeira aula de manipulação de metais!
Provavelmente já ouviram falar de algumas dessas técnicas que serão citadas abaixo, mas aqui vai uma explicação rápida acompanhada de pulseira beduína, tatuagens orientais
uma foto para mostrar o trabalho.
Na fabricação da jóia árabe são usadas várias técnicas e processos. O primeiro passo para moldar metal em jóia é chamado de recozimento; durante este processo, o metal é aquecido e resfriado gradualmente, para ficar mais macio e maleável para ser trabalhado.
Um jeito bem conhecido é o martelamento das folhas.Gravação e trabalho repoussé são então utilizados para fornecer a decoração do metal.


beduína vendendo jóias


Durante esta fase, o artesão utiliza um modelo em forma de cúpula atrás do metal para auxiliar a desenvolver o relevo na parte da frente da peça. É muito legal!
A granulação é outra técnica para a aplicação de padrões de metal, é conhecida como uma das mais difíceis e exigentes técnicas de decoração de jóias.Ela envolve a aplicação de bolas de metal em diversos padrões para uma superfície metálica para produzir um efeito tridimensional decorativo. Foi um estilo altamente usado na joalheria grega antiga e foi aperfeiçoado pelos etruscos.




colar coral técnica beduína


Filigrana é outra maneira de conseguir desenhos ornamentais e delicados. Obtem um resultado que parece renda através de um fio que é torcido e trabalhado para gerar diversos padrões estéticos que depois são cuidadosamente soldados (soldar filigrana é um risco pois se você não for muito delicado tem chances de perder a peça toda).


ouro beduíno

Gravura e gravaçãosão amplamente utilizados por joalheiros tradicionais.  A fim de juntar dois pedaços de metal em um, a técnica de fusing é aplicada. Usando o calor intenso e carbonato de cobre, o artesão pode fazer fios e grânulos de metal minúsculo.menina beduína vendendo jóias
Quando ele está pronto para montar uma peça inteira de jóias, o artesão, então, solda as várias partes e monta o conjunto. É praticamente um jogo de quebra cabeças. Quem disse que um trabalho manual não tem que ser planejado e raciocinado? NÃO É TRABALHO PRA QUALQUER UM NÃO! Vou dar parabéns para os ourvives da loja! Isso tudo deve dar muito trabalho!!


colar onix prata

Se observamos direito veremos que são jóias de design simples que  receberam mudanças de acordo com as rotas comerciais da antiguidade.

A manipulação das pedras em joalheria beduína também não é feita de maneira convencional como na joalheria ocidental ou moderna. Cabochão gemas – pedras polidas com um aspecto abobadado – são os mais prevalentes na joalheria beduína.


ouro filigrana e fusão



Os comerciantes do Extremo Oriente introduziram novos materiais como o âmbar variando do tom de marrom escuro para uma cor dourada e é mais comumente usado para contas de beduínos.
Cornalina e quartzo são também muito usadas de um tempo para cá. Esta pedra marrom-avermelhada é semi-transparente e muito provavelmente veio de minas na península do Sinai.


mulher beduína e suas jóias

Jóias beduínas são importantes não apenas por suas qualidades estéticas, mas também por que contam parte da história. Durante sua evolução ao longo dos séculos, essas peças ganharam traços de outras civilizações mortas há muito tempo. Isso faz com que ainda tenhamos acesso a informações de culturas que em teoria estão mortas!
As jóias beduínas se baseiam fortemente nos fenícios – utilizavam contas de vidro e douradas. Os antigos egípcios também acreditavam no poder místico de certas pedras e pingentesbrincos antigos beduinos
Vale a pena olhar mais a fundo e analisar uma “jóia de tribo” elas sempre contam histórias!
E isso é prato cheio para profissionais de áreas como arqueologia e antropologia – são janelas abertas para o passado.
Então não percam tempo, sempre que tiver uma postagem de algum povo antigo, leiam, se interessem, no fundo é uma aula de história!

Fonte:Fjoias

Nenhum comentário:

Postar um comentário