bracelete_acrilico_falandoemjoiasA luta dos preciosos com materiais não-preciosos é grande nesses últimos tempos.
boucheron-falandoemjoias

As famosas “jóias contemporâneas jovens” são uma forma irreverente de tentar suprir a necessidade das pessoas em se enfeitar e tentar ao mesmo tempo dismistificar o valor da “jóia”.  Nem preciosidade nem preservação eterna parecem ser grandes preocupações dos novos joalheiros da atualidade. elsa-peretti_falandoemjoias

O que importa para eles é comunicar, através de elementos cotidianos um pouco da história de cada um de nós.
Eu mesma vivo um pouco esse conflito. É complicado
joias-papel-falandoemjoiasDe um lado temos a herança de uma sociedade conservadora, cujos ideais eram muito fortes e arraigados, uma sociedade pouco inclinada a mudar o seu estilo de vida ou de seus símbolos. E a jóia era um dos maiores deles, representando status, conquistas e respeito. bulgari_falandoemjoias


Alguma coisa que seria guardada para as próximas gerações.
O mundo atual veio chacoalhar isso e a indústria da moda mudou a abordagem de jóias, removendo seu valor simbólico e ancestral.
tiffanys_falandoemjoias

Numa sociedade, onde é dada grande importância para a superficialidade, a jóia foi perdendo seu valor cultural e os novos artistas tinham um terreno fértil e inesgotável para trabalhar! Só que o grande problema num processo de mudança de comportamento em criação é: Onde e quando parar?


calder_falandoemjoias

Quando enfrentamos crise é claro que usar matéria prima “mais barata” faz da jóia um bem mais acessível e fácil de ser comercializado, e isso tem um lado bom. O grande problema é, onde foi parar aquele glamour que de certa forma era legal

.artdecobroche_falandoemjoias
Acho sinceramente que a gente tem que aprender a abrir a cabeça para novas tendências, mas não abandonar a arte e o charme do que sempre tivemos como bonito no design de jóias.

agata_zurra_falandoemjoiasConfessem, quem é que não gosta de um pavê de pedras?
No final das contas, acho que tem espaço e hora para tudo. E o ideal é saber usar sua jóia no momento certo. Não importando se é de brilhantes ou de silicone.
Devemos sim é tentar abolir trabalhos medíocres feitos pela metade. O importante é respeitar todos os bons profissionais do ramo que tem real comprometimento com o mundo da joalheria.

cartier-colar-diamantes_falandoemjoias


O que acontece é que precisamos respeitar o trabalho de nossos joalheiros, modernos ou não, não importando qual matéria prima usem se papel ou turmalina e ter sensibilidade para apreciar o que é esteticamente bem elaborado.
No meu porta jóias tenho de tudo. O segredo é saber usar!
Saibam reconhecer um bom trabalho, isso é que faz do universo da joalheria uma fonte eterna de prazer.
Parabéns a todos os designers de jóias que conseguem fazer o melhor de seu trabalho!

Fonte:Fjoias