Verde esmeralda, quem já não ouviu falar nesta cor . O fato é que comparar a cor a pedra é sem duvida um elogio a esta belíssima gema.
Esmeraldas foram apreciadas desde os tempos antigos. Por essa razão, algumas das mais famosas esmeraldas podem ser vistas em museus e coleções. O Museu de História Natural de Nova York, por exemplo, tem uma exposição em que um copo feito de pura esmeralda que pertenceu ao imperador Jehangir é mostrado ao lado do ‘Patricia’, um dos maiores cristais de esmeralda colombiana, que pesa 632 quilates. A coleção do Banco de Bogotá inclui cinco valiosos cristais de esmeralda com pesos entre 220 e 1.796 quilates e esmeraldas. Os sultões turcos também amavam esmeraldas.





Na Roma antiga, o verde era a cor de Vênus, a deusa da beleza e do amor. E hoje, esta cor ainda ocupa uma posição especial em muitas culturas e religiões. Verde, por exemplo, é a cor sagrada do Islã. Muitos dos países da Liga Árabe têm o verde em suas bandeiras como símbolo da unidade da sua fé. No entanto, essa cor tem um status elevado na Igreja Católica também, onde o verde é considerado como o mais natural e elementar a maioria das cores litúrgicas.
A luminosidade viva de sua cor faz com que a esmeralda uma gema única. No entanto, boa qualidade realmente é bastante rara, normalmente com inclusões, muitas vezes estragando a uniformidade da cor é o que caracteriza esta pedra preciosa. O curioso é que em outras gemas inclusões são apenas defeitos, mas na esmeralda são carinhosamente chamadas de jardins como se tentando justificar a beleza dos jardins internos dessa gema.
As esmeraldas são membros do grupo dos berilos. Enquanto a maioria das pedras neste grupo são incolores, o verde esmeralda é formado ao longo dos séculos através da presença de cromo. Vestígios ínfimos de cromo, ferro e vanádio, crescem muito lentamente em rochas metamórficas, seu tamanho é limitado pela rocha hospedeira. Isto significa que esmeraldas grandes são raras e portanto extremamente valiosas.
Os processos tectônicos,e condições geológicas produzem algumas pequenas falhas. Um olhar através da lupa ou um microscópio para o interior de uma esmeralda nos diz algo desta gema unica, vemos grandes ou pequenas fissuras, o brilho de um mini-cristal ou uma pequena bolha, formas de todos os tipos.

O mundo das esmeraldas 

A Colômbia continua a estar no topo da lista em termos de países em que esmeraldas são encontradas. Tem cerca de 150 depósitos conhecidos, embora nem todos  explorados. As melhores são Muzo e Chivor, onde as esmeraldas foram minadas pelos incas na época pré-colombiana. Segundo estimativas, cerca de três quartos da produção de esmeralda da Colômbia vem de Mina Coscuez.






Esmeraldas são encontradas também em outros países, como a Zâmbia, Zimbábue, Madagascar, Paquistão, Índia, Afeganistão e Rússia. Zâmbia, Zimbábue e Brasil, em particular, têm uma boa reputação de esmeraldas no comércio internacional.  Da Zâmbia temos exemplares cuja cor é mais escura do que a de esmeraldas colombianas e muitas vezes tem um tom levemente azulado. Emeraldas que são na sua maioria menores, mas de otima qualidade,  vem da famosa Zimbabwe Sandawana Mine. E as famosas minas de esmeralda da Colômbia atualmente enfrentam a concorrência do Brasil. Nova Era, Goiás e Bahia  também produzem esmeraldas em belos tons de verde, e se elas são menos atraentes do que os de seu vizinho famoso, é apenas por uma pequena margem. Sabe-se lá quantas gemas brasileiras já foram vendidas no exterior como sendo colombianas par atingir preços melhores.




Embora seja uma pedra relativamente dura, não é qualquer lapidário que tem a capacidade de lapidar uma esmeralda. A esmeralda é uma pedra de valor elevado e extremamente delicada ( pelas fraturas) portanto deve ter um profissional qualificado. Assim como o brilhante que é a melhor lapidação para o diamante a esmeralda tem uma lapidação especial que é a lapidação esmeralda que consiste no corte quadrado ou retangular com cantos chanfrados, que faz com que a gema tenha além da beleza maior resistencia.
Esmeraldas são tratadas com óleos ou resinas incolores. Esta é uma prática comercial geral. Por esta razão, os anéis ou outros adornos de esmeralda não devem  ser limpos por outros que não sejam profissionais. Sempre recomendo a clientes e amigos que tirem um anel de esmeralda quando lavar as mãos.
Credibilidade



Infelizmente, pelo fato da esmeralda não ser  apenas uma das pedras mais bonitas, mas também uma das mais valiosas, há inúmeros produtos sintéticos e imitações. Então, como você pode se proteger contra esses similares? Bem, a melhor forma é comprar de um especialista em quem você tem confiança. Esmeraldas grandes, em particular, se possivel devem ser adquiridas com um relatório de um instituto gemológico respeitável. Tal instituto será capaz, graças à análise de técnicas mais modernas,  diferenciar de forma confiável entre as esmeraldas sintéticas e naturais, e irá informar também se a  pedra sofreu tratamento.

 


Realmente esmeraldas grandes de alta qualidade são raras, o que significa que o preço de uma esmeralda de excelente qualidade pode ser maior do que a de um diamante com o mesmo peso.


Fonte:Fjoias