René Jules Lalique nasceu na frança em 1860,aos 16 anos começou a trabalhar com um joalheiro chamado Louis Aucoq,fez vários cursos no decorrer dos anos em  Londres,ao voltar para frança foi trabalhar com os grandes como Cartier e Boucheron
Logo começou a desenhar sozinho e em 1886 abriu sua própria joalheria na Place Vendôme.em 1890 já era reconhecido como um dos maiores desenhistas da Art Nouveau da frança.






A Art Nouveau, como disse a Carol na sua postagem, veio para desbancar a tirania do diamante e ouro e René Lalique foi o grande mestre no assunto no lugar das pedras preciosas inovou com o vidro e com muito estilo e categoria. Suas peças na sua grande maioria tinham a representação da fauna e flora. Como material alem do vidro usava muito nácar, marfim, esmalte couro e pedras semi preciosas.





Lalique é reconhecido por sua criatividade no desenvolvimento de jóias bonitas de bom gosto e que fossem acessíveis ao grande publico, transformou os frascos de perfume em peças de arte,fazendo com que as pessoas  tivessem  vontade de adquirir o perfume mais pelo franco que pelo conteúdo. isso foi o grande movimento da Art Nouveau mostrar para as pessoas que o belo não necessariamente é caro.e essa idéia logo foi comprada por todos,as peças de Lalique

começaram a ser colecionada por muitos.em 1890 recebeu seu primeiro premio da joalheria e não parou mais


Desenvolveu tanto a sua técnica de fundir o vidro que foi chamado por varias áreas de mercado. Fez luminárias, fontes, mascotes de carros e uma infinidade de peças.
René lalique morreu em 1945,seu filho começou a tocar a fabrica mas mudou um pouco a  técnica ,em 1977 passou para sua filha e em 1994 a empresa foi vendida para a francesa Pochet  que continua a atuar no mercado com o nome Lalique .
A linha foi totalmente modificada alem do uso do vidro nada mais nos remete aos gloriosos tempos de seu criador, inclusive o preço das peças que não são mais acessíveis ao grande publico.


Fonte:Fjoias