Sociable

segunda-feira, 27 de junho de 2011

HEMATITA!!

A Hematita é uma “pedra” opaca e brilhante que geralmente aparece na natureza na cor prateada! Bem da verdade ela é um  mineral de óxido pesado e de alta dureza. A imagem ao lado é de uma que foi extraída aqui no Brasil, em Minas Gerais. Olhem a formação das rosas nela! De enlouquecer, não acham?



A Hematita é um dos minérios mais importantes que existe por dois motivos. O primeiro é sua alta concentração de ferro e a segunda é sua abundância. Em sua composição tem também titânio, e popularmente pode ser chamada de diamante preto. Eu particularmente nunca ouvi esse termo, mas nosso Brasil é tão grande…


O mais engraçado é que o nome Hematita deriva dapalavra grega heme (sangue), em alusão à sua cor vermelha. Existem mesmo hematitas vermelhas escuras que lembram bem a tonalidade de sangue!
Dependendo de sua variação, a hematita recebe um nome diferente. Os cristais de aço cinza e com grãos grosseiros são conhecidos como minério de ferro especular ou minério de espelho.
Existe um tipo que vem em escamas e recebe o nome de hematita micácea. Quem conhece mica sabe porque essa variação recebe esse nome!
Algumas tem granulação fina e cor de terra chamada hematita ocre vermelho ou ocre vermelho.
Esse tipo inclusive costuma ser macerado e usado como pigmento em tintas e giz. Isso me lembrou muito os grandes pintores de antigamente que criavam os tons de tinta dessa maneira, usando lapis lazuli e outras tantas pedras para criar uma gama maior de cores em suas obras!
Os antigos egipcios colocavam hematitas para ornar suas câmaras funebres. e também usavam seu pó como corante!


Para os misticos, é um minério que ajuda a fortalecer o corpo e melhorar resistência, ajuda a combater o stress da vida.  Hematita inspira a vida e ajuda a manter a paz interior.  Poético, não acham! Esse lance de própriedáde de cura das pedras eu procuro respeitar. Porque por mais que eu tente aqui dar um enfoque mais prático para as pedras e minerais, essas jóias danatureza tem energia sim.
Os depósitos de hematita cinzento são encontrados tipicamente nos lugares onde houve água parada ou fontes de água mineral quente, tais como aqueles em Yellowstone. a hematita pode também ocorrer sem água, como o resultado da atividade vulcânica.
Os depósitos mais importantes de hematita são como falei acima nos EUA, Minas Gerais (Brasil), Cerro Bolívar (Venezuela), Labrador, e Quebec.
Como curiosidade, em 2004 a NASA encontrou hematita em Marte, esferas com milimetros de diâmetro, e de acordo com a opinião dos cientistas se formaram por sedimentação de rochas por bilhões de anos quando havia água em marte. Essas hematitas foram testadas e foi constatado ser o o tipo mais puro de ferro que viram até hoje. Legal não acham?

Fonte:Fjoias

Nenhum comentário:

Postar um comentário