
A origem exata dos anéis de noivado é desconhecida. O uso de anéis simbólicos foi atribuído para povos diferentes como antigos gregos, romanos e egípcios.

A forma circular é uma das formas mais significativas de todos os tempos, foi adaptado por todas as culturas desde a antiguidade até o presente por simbolizar a forma perfeita e a imensidão – não tem começo e nem fim!
Antigamente na Europa as pessoas usavam anéis aplicados nos cabelos que representavam amizade e fé. Eram feitos de diversos materiais como ferro, cobre e prata.

Os romanos são creditados por usar argolas de ferro para simbolizar força e permanência e os gregos foram os que escolheram o quarto dedo da mão esquerda para carregar o símbolo. Acreditavam que a veia do amor passava por ele e ia direto ao coração.

Durante o século IX, a igreja veio aprovar essa idéia pagã através de Nicolau I que exigiu que os anéis passassem a ser feitos de ouro para provar que o noivo tinha condições de sustentar e cuidar de sua escolhida! É mole?
Até o século 15 somente reis usavam diamantes como símbolo de força, coragem e invencibilidade.

O primeiro anel de noivado de diamante que a história se recorda foi o de Maria de Borbonha que foi dado por seu noivo Maximiliano da Áustria em 1477. Não se sabe muito sobre o design da peça, o que se sabe é que foram escolhidos diamantes por terem poderes mágicos em relação ao amor, pureza e fidelidade!. E essa idéia foi tão brilhante que até hoje é usada por todos os noivos do planeta!

Todas nós que carregamos um anel de noivado com diamante no dedo devemos agradecer esse romântico de carteirinha! Como dizem por ai, diamantes são eternos!!!
No final do século 19 foram descobertos depósitos de diamantes na África, o que fez o mercado se aquecer e o diamante se tornou um objeto de desejo mais acessível. Seus desenhos se tornaram mais elaborados e complexos e os anéis foram se tornando cada vez mais bonitos.

Atualmente, não importa qual seja a forma que o casal escolha para se casar, os anéis de noivado tem seu lugar garantido com desenhos exclusivos, podem ser os mais simples como os solitários até formas elaboradas como filigranas.
O diamante nunca mais vai sair de moda! Ele é o reflexo de uma tradição que nunca vai ser apagada, não importando o quanto moderno é o casal.
Certas coisas continuam no seu lugar e um belo anel de noivado sempre cai bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário