Sociable

terça-feira, 16 de agosto de 2011

VOCÊS CONHECEM A MICA???

Alguns minerais me deixam enfeitiçada. As vezes é pelo brilho, as vezes é pela forma e hoje, vamos falar de um deles que me encanta em quase todos os aspectos.


 Quem é que já ouviu falar em Mica? É um grupo de minerais que tem uma formação especial e em camadas. A palavra “mica” pensa-se ser derivada do latim  ”micare”, que significa brilho, em referência à aparência brilhante deste mineral. A mica é mais brilhante quando se apresenta em pequenas porções. Ela pode vir em cores algumas cores entre elas branca, preta, marrom, roxa e verde! A mica curiosamente é muito usada como isolante para equipamentos para ala tensão devido a sua alta rigidez e sua estabilidade química.

 A mica também é usada para janelas de fogões, suas lâminas prensadas são comumente utilizadas por sua alta resistência a calor. É engraçado ver como uma pedra tão linda é também tão útil em áreas tão distantes da joalheria. Em algumas pedras pode-se encontrar mica em suas inclusões, um bom exemplo disso é a aventurina! Até o século 19, grandes cristais de mica eram raros e caros,mas, seu preço caiu drasticamente quando grandes reservas foram encontradas e extraídos na África e América do Sul no início do século 19. . A China foi o principal produtor de mica com quase um terço da quota global, seguido de perto pelos EUA, Coreia do Sul e Canadá. Grandes depósitos de folha de Mica foram minadas na Nova Inglaterra do século 19 até a década de 1960. Os homens usam mica desde a pré história. Ela foi encontrada em pinturas rupestres e estamos falando em 40 mil anos antes de Cristo. Na cidade do México, a Teotihuacan é a imponente pirâmide do Sol  e contém consideráveis camadas de até 30 cm de mica. Ao longo dos tempos, pós finos de mica têm sido utilizados para diversos fins, incluindo fins decorativos. Na India eles usam pequenos cristais de mica para se enfeitas e o palácio Padmanadbhapuram tem suas janelas feitas dela. É um mineral incrível que deveria ser mais utilizado em joalheria.  Tem um efeito de asa de borboleta digno de Lalique e do auge do movimento art nouveau. Portanto gente, mãos a obra e aproveitem o que a natureza tem a oferecer. A mica é linda e merece ser valorizada!


Fonte:falandoemjoias

Um comentário:

  1. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-432122147-mica-para-colecionador-_JM

    VISITE MERCADO LIVRE ATRAVES DO LINK ACIMA E VEJA UMA LINDA PEÇA *MICA* PARA COLECIONADOR.

    ResponderExcluir