Sociable

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ESPINÉLIOS: VERDADEIRAS OU SINTÉTICAS????

Espinélio é ou não é uma gema sintética? Todo mundo que conhece pelo menos um pouco de joalheria tem essa dúvida, então vamos tentar entender melhor como as coisas funcionam!
Existe sim o espinélio natural, é uma das pedras mais belas e raras hoje em dia. Na maioria das joalherias quando você encontrar uma pedra de espinélio  pode ter quase certeza absoluta que se trata de um sintético.espinélio azul
Antigamente lindas pedras vermelhas foram encontradas e confundidas com Rubis, descobriu-se que não eram rubis por não apresentar as mesma características de composição, mas a olho nu eram praticamente a mesma pedra.
Só por curiosidade, muitos dizem que a palavra espinélio vem de faísca, e suas cores quentes são tão vibrantes que o nome faz muito sentido!
espinélio rosa
Espinélios foram muito usados por reis e rainhas ao longo da história e ainda podemos ver em peças da realeza de valor inestimável. A coroa Britânica por exemplo tem alguns dos mais bonitos e raros espinélios verdadeiros em suas coleções de jóias.  O Rei Henrique V usava uma belíssima gema dessas em seu elmo de batalha!black_princes_espinélio
Um outro ótimo exemplo de um espinélio de verdade é o Principe Negro, “Rubi” de 140 ct que fica na frente da coroa Imperial Britânica que é um espinélio verdadeiro!
Além do vermelho espinélios podiam ser encontrados em outras cores como verdes (claros), azuis(claros), roxos, rosas e laranjas. Uma cor que tem muito valor de mercado é a rosa quente com um leve tom alaranjado. Acontece de achar espinélio natural sem cor.
O Espinélio verdadeiro é geralmente encontrado em rochas de sílica e foi formado devido aos calores intensos provocados por erupções vulcânicas.
colar com espinélio vermelhoMesmo existindo há milênios, apenas há 150 anos o Espinélio é reconhecido como classe mineral.
Espinélios podem ser encontrados na Birmânia (Myanmar), Sri Lanka, Tanzânia e parte da Ásia. O de tom vermelha vem quase que exclusivamente de Myanmar, famosa também por ter os rubis mais limpos perfeitos e caros do mundo!.
Já ocorreu de se encontrar espinélios de verdade de mais de 360 quilates.O Espinélio Samarian é conhecido como o maior espinélio do mundo e está no Irã.
Espinélios sintéticos forma produzidos em laboratório acidentalmente no século 18 e hoje são usadas em larga escala no mundo todo e as pessoas pagam um bom preço por eles.anel espinélio azul e rosa
Em 1920 teve uma explosão de espinélios sintéticos no mercado. São perfeitos e vale lembrar que os sintéticos imitam muitas outras pedras preciosas também.
A gema sintética é quase idêntica a natural isso inclui características técnicas como íbdice de refração, densidade e até composição química. Ou seja, é quase impossível saber a diferença se você não entende de pedras.
Até para gemólogos muitas vezes é complicado determinar se se trata de um sintético ou não.
Se você tiver um Espinélio em casa procure aAssociação Brasileira de Gemologia e faça um teste de verdade, quem sabe você não tem uma preciosidade na mão e não sabe!

Fonte: Femjoias

Nenhum comentário:

Postar um comentário