terça-feira, 9 de novembro de 2010

JOIA DO PARÁ NA CHINA!!

A beleza da mulher paraense vai brilhar no Oriente neste sábado (30), quando Kamilla Salgado disputará o título de Miss Mundo, em Sanya, na China. No mais populoso país do planeta também brilhará uma joia do Pará, levada pelas mãos da representante brasileira no concurso.
O colar "Grafismo em Tela", de autoria de Marcilene Rodrigues e Leila Salame, profissionais vinculadas ao Polo Joalheiro do Pará, foi doado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que gerencia o Polo, para ser entregue por Kamilla a um leilão beneficente na China, como parte da agenda de compromissos sociais das candidatas.
Muito mais do que uma joia, o colar é um símbolo da cultura amazônica. Segundo Marcilene, a peça é exclusiva e foi criada como forma de “eternizar os grafismos da cultura marajoara em telas de pintura, como se fossem quadros a emoldurar o trabalho da lapidária Leila Salame”. O colar é parte da coleção de joias criada para a exposição “Lapidando o Olhar - o Marajó em outros traços e novas formas", montada em 2009 no Espaço São José Liberto.
Confeccionado em ouro 18k e quartzo fumê em três tons, a peça traz a lapidação diferenciada com grafismos da cultura marajoara, técnica desenvolvida pela lapidária Leila Salame. Resultado de um processo totalmente artesanal, a joia apresenta gemas oriundas de municípios do interior do Estado. O metal também é da região, trabalhado pelo ourives Fábio Alves.
As autoras da peça são paraenses - Marcilene nasceu em Itaituba, no oeste do Estado, e Leila é natural da capital, Belém. Trabalhando com artesanato desde os 14 anos, Marcilene é formada em Psicologia e desde 2007 é vinculada ao Polo Joalheiro. Suas criações têm a marca da inovação, assim como a técnica de Leila, que a distingue entre os melhores profissionais do país. 

Fonte:joiaBr

Nenhum comentário:

Postar um comentário