Sociable

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

JOALHERIA ÁRABE...LINDA!!!

 Aqui nesse blog vira e mexe a gente cita algum designer ou tendência italiana. Hoje vamos falar dos árabes!!
Gente quente e simpática, a cultura do nosso povo influenciou culinária, linguagem e comportamento de muitos povos nesse mundo afora, mas… no setor joalheiro o que eles oferecem?
Vamos ver:
Através do comércio com mercadores e sendo a porta de entrada para o oriente, os povos árabes acabaram influenciando muito os viajantes que passavam por lá. No começo o foco do comercio era feito em cima de especiarias, sedas, marfim e mercadorias especiais dos países que tinham margem com o Mediterrâneo.

O povo oriental sempre gostou de acessórios grandes e caros feitos sempre de materiais preciosos.
As mulheres beduínas sempre foram exuberantes, não importando sua classe social. Sempre gostaram de peças grandes que chamavam a atenção. Para o povo árabe a jóia é muito mais do que prazer, é também um jeito de mostrar status social e poder.  Mas isso é bem comum em outras “tribos”, os africanos fazem muito isso mas com material menos nobre.
As mulheres beduínas quando se casam  recebem seu dote em jóias. Esse costume é visto em todo o oriente, não só entre os árabes. Os indianos por exemplo, investem muito para adornar suas meninas e prepará-la para seu casamento. As jóias da mulher beduína marcam cada fase de sua vida, seu casamento, e o nascimento de cada um de seus filhos.
As crianças também podem e gostam de usar adornos. Braceletes e tornozeleiras são usados com sinos que fazem barulho para afastar maus espíritos.
Por serem nômades, carregar suas riquezas em jóias é mais prático, não sei se mais seguro na verdade! Usam muito cores verdes, azuis e vermelhas. São povos místicos e acreditam muito em superstição.
Quais são as pedras que representam bem essas cores? Turquesas e coral é claro! Não adianta, são as gemas preferidas de todo o mundo oriental!
O islamismo influencia muito o design das jóias árabes, seus símbolos e amuletos estão muito presentes e são facilmente identificados. Como a Anete disse, a religião segurou bastante tendências de design pagãs de povos como os egípcios, mas no berço árabe mesmo foi inspiradora de uma linha bem característica.
A mão de Deus que curiosamente também é usada pelo povo judeu tem bastante força e é usada por quase todas as mulheres.É um talismã muito poderoso a centena de anos.
O número de sorte do povo é o 5 – reflexo dos 5 mandamentos do Alcorão. Pulseiras ou anéis podem ser usadas em múltiplos de cinco, e o númeropreferido de contas em um acessório ou correntes pendurado um pingente também seriam cinco.
Segundo os livros sagrados também homens não usam muitos adornos, e na mão aliança sim, mas de prata!
É isso aí...o mundo todo nos reserva surpresas maravilhosas!!!!



Fonte:Fjoias

Nenhum comentário:

Postar um comentário