Sociable

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

ENTENDENDO O QUE SÃO GEMAS IRRADIADAS!!

Esse tratamento em pedras é atividade antiga no ramo. Pode ser feita através de manipulação térmica, tingimento com corantes, uso de líquidos para corrigir defeitos em gemas, radiação eletromagnética; raios gama, feixe de elétrons e nêutrons.
Prato cheio para os naturalistas, que dizem não ser correto.
As pedras que mais sofrem manipulação humana são topázios incolores, ágatas, turmalinas, quartzos, diamantes, kunzitas, berilos e pérolas. E a razão para que isso aconteça é modificar ou induzir uma cor melhor que agrade mais o mercado.
O desenvolvimento de técnicas nucleares explodiu durante a década de 80, havendo muito estudo na área de pedras preciosas o que fez com que atualmente mais de 70% das pedras comercializadas no mundo tenha sofrido tratamentos específicos para fazer com que se tornem dignas para valorização comercial.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de pedras preciosas, mas não tem muito desenvolvimento tecnológico para irradiação de gemas.Calcula-se que 2 toneladas de pedras por mês sejam irradiadas nessas instalações, a maioria quartzo.
Essa deficiência  de instalações especializadas para manipular as gemas faz com que a maioria da riqueza produzida no país migre para o exterior. Acredita-se que mais de U$ 200 milhões/ano em  pedras brutas sejam desviados, a maior parte contrabandeada, para ser lapidadas e beneficiadas no exterior. É muita grana, não acham?
A gema mais conhecida por receber tratamento, no mundo é o nosso lindo topázio azul. Em sua maioria é extraído da natureza num tom de gelo claro bastante sem graça. O tom azul é quase impossível de ser obtido de maneira natural e sem a ajuda da “tecnologia” seria impossível praticar essa gema com um preço razoável. E ele é tão lindo!
Os tons de azuis mais acentuados – conhecidos como Swiss Blue e London Blue – são obtidos através de elétrons e reatores nucleares. E não preciso dizer que são os mais procurados por quem gosta do azul do topázio!
Topázios incolores do norte de Minas Gerais, por exemplo ficam com um tom lindíssimo de azul após receber tratamento.
Em diamantes  essa técnica é usada para remover imperfeições e iluminar facetas. Diamantes são coloridos ou brancos num tom que ofusca os olhos. Os levemente coloridos não tem quase valor nenhum, e são cuidados para entrem nesses padrões estéticos.
Mas a pergunta é, é legal?
Não sei o que dizer. O que sei é que o mito deles serem radioativos e agredirem nossa saúde é bobagem. Faz parte do processo da manipulação manter as gemas “descansando” até que estejam totalmente prontas para serem usadas e isso inclui a não radioatividade! E existem órgãos internacionais responsáveis por liberar as gemas para “consumo”. Ou seja é 100% seguro!
Se você é politicamente correto e não acha certo usar gemas manipuladas, ok; mas acho sinceramente que pedras irradiadas tem seu espaço no mercado sim e que como tudo na vida, se for feito com controle para não agredir o meio ambiente  e cuidando para não ultrapassar os limites de segurança é legal sim!
Uma bela jóia feita com uma gema bem colorida é lindo e enche os olhos! Amo meus topázios azuis e não viveria sem eles!
Nem tudo o que o homem faz destrói, a gente sabe fazer bonito as vezes!
E viva a tecnologia!!!


Fonte:Fjoias

Nenhum comentário:

Postar um comentário